Artigos

A violência doméstica sob a ótica sistêmica – uma experiência no Judiciário

Artigo publicado na Revista do IBDFAM n.30, nov/dez 2018.

 

A violência doméstica sob a ótica sistêmica – uma experiência no Judiciário

Breve Sumário

1. Introdução 2. A violência doméstica 3. A visão sistêmica e transgeracional da violência doméstica 4. Conclusão 5. Referências Bibliográficas

RESUMO

O presente artigo tem como finalidade discorrer acerca da visão sistêmica da violência doméstica como uma forma de auxiliar a tomada de consciência e o próprio rompimento do ciclo da violência.

Palavras-chave: violência doméstica, visão sistêmica no Judiciário, constelações familiares, direito sistêmico, pensamento sistêmico, visão sistêmica, transgeracionalidade.

INTRODUÇÃO

A violência doméstica, aqui descrita principalmente como violência contra a mulher por ser a grande maioria dos casos, foi por muito tempo vista até mesmo como cultural e aceitável, são inúmeros os exemplos de anedotas à mesa de bar, informes publicitários, crenças e padrões arraigados que delegam à mulher um espaço inferior na família e um papel de submissão e aceitação, até crimes hediondos cometidos em nome de uma honra masculina ou em virtude de a esposa não exercer as “tarefas de casa”conforme dela a cultura social esperava.

Ver/Baixar PDF

Voltar